A dieta Dukan: a dieta das estrelas?

Não há nada melhor para vender um livro do que dizer que fala da dieta seguida por uma “estrela de Hollywood”. A Dieta Dukan foi vista assim… Basicamente não é nada mais do que uma dieta com um teor de hidratos de carbono muito baixo com fases, porque todos gostamos de “fases”. 

Essencialmente consiste em 4 fases:

  1. De ataque –  permite apenas fontes proteicas com baixo teor de gordura (frango, peru, claras de ovo, peixe branco). Nesta fase, de 1 a 2 semanas, o índivíduo deve fazer apenas actividades ligeiras como caminhada muito ligeira (20minutos por dia) e suplementar com farelo de aveia para manter o intestino a funcionar.
  2. Cruzeiro – para continuar a fase de ataque mas com mais margem, durante 2 a 4 semanas, o indivíduo pode adicionar verduras às refeições. Pode e deve manter tanto a actividade física como a ingestão de farelo de aveia.
  3. Consolidação. Aqui pode começar a adicionar fruta e pequenas quantidades de pão ou arroz integral, 1 a 2 porções por dia. Deve manter-se nesta fase 10 dias por cada Kg perdido anteriormente e pode adicionar uma cheat meal (refeição de celebração) por semana.
  4. Estabilização. Deve manter regras simples como a moderação das porções da fase 3 moderando cereais e derivados, assim como fruta. Idealmente deve fazer 1 a 2vezes por semana um plano seguindo a Fase 1. Além disso, é essencial manter a actividade física.

 

Este modelo leva à perda de peso, espero que de gordura, devido à redução significativa da ingestão calórica proveniente tanto dos hidratos de carbono como das gorduras.

Uma das limitações deste plano é a inexistência de um controlo de quantidades das fontes proteicas o que pode comprometer o défice energético necessário para a perda de gordura. Adicionalmente não se entende a restrição de verduras da fase 1, são alimentos nutricionalmente muito densos e importantes na saúde tendo uma baixa densidade energética que não iria comprometer o resultado.

Esta entrada foi publicada em Dietas com as tags , , , . ligação permanente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *